23 Set, 2014

Apresentação do SINDICATO para as Escolas de Idiomas

Através desta leitura você conhecerá um pouco sobre o SINDIOMAS e seu funcionamento.

Em 27/09/2002 realizou-se a Assembléia Geral de Fundação, Aprovação do Estatuto e Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do SINDIOMAS. Após 9 meses, em 23/06/2003, foi publicado no DOU a concessão do Registro Sindical ao Sindicato das Escolas de Idiomas do Estado do Rio Grande do Sul - SINDIOMAS-RS e através do Processo Nº 46010.002232/02-54, de 22/07/2003 o Ministério do Trabalho e Emprego emitiu a Certidão de Registro Sindical do SINDIOMAS-RS. A partir desta data, o SINDIOMAS-RS passou a ser o representante legal da categoria patronal das Escolas de Idiomas na base territorial do RS enquadradas no Quadro de Atividades Econômicas, art. 577 da CLT, no 2º Grupo – Empresas de Difusão Cultural e Artísticas da Confederação Nacional de Educação e Cultura – CNEC. Portanto, o SINDIOMAS-RS é o único Sindicato que tem representatividade para lutar pela sua empresa, assumindo compromissos patronais perante as entidades nacionais ligadas ao setor de educação, cultura e ensino, nos fóruns para discussões de interesse da categoria, nos órgãos e instituições públicas e nas Negociações Coletivas de Trabalho com os empregados; de tal forma que sua empresa se beneficia de toda e qualquer medida, estudo, programa, ação judicial ou extrajudicial, mandado de segurança e etc. que visam fortalecer, proteger e defender os direitos e interesses da Categoria Econômica dos Estabelecimentos de Ensino de Idiomas. É importante salientar que o SINDIOMAS-RS está filiado na FEINC - Federação Interestadual das Empresas de Difusão Cultural e Artística, Estabelecimentos de Cultura Física e Estabelecimentos Hípicos. 

A FEINC representa os interesses da categoria dos Estabelecimentos de Ensino e Cultura e dá todo o suporte aos Sindicatos Filiados para atenderem as demandas de seus representados, onde também são tomadas importantes decisões de interesse das empresas e que tem como missão liderar, representar, fomentar o aumento da competitividade com qualidade e apoiar o desenvolvimento econômico e o crescimento do Setor de Ensino e Cultura. Esta é a razão pela qual o pagamento anual da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana - GRCSU (antes da Constituição de '88, chamada de Imposto Sindical) seja compulsório, cujo vencimento é 31 de janeiro de cada ano. Este é um dos recursos para o custeio e manutenção dos sindicatos, das federações, das confederações e dos Programas do Trabalhador (PAT, SD, PIS, etc.). Desta forma, todas as empresas classificadas nas atividades econômicas acima descritas, estão enquadradas no SINDIOMAS-RS e devem pagar a GRCSU unicamente ao nosso Sindicato. Eventuais pagamentos equivocados para outro sindicato, não dão por quitada a Contribuição Sindical.

Caso não receba a GRCSU, solicite via e-mail ao SINDIOMAS ou você poderá emitir acessando o site www.sindiomas-rs.com.br. Dúvidas, estamos à disposição na Secretaria do Sindicato. Nesta breve apresentação do Sindicato, ainda cabe informar que a Diretoria 2012-2015 do SINDIOMAS-RS vem executando um novo projeto estratégico de Administração no Sindicato, através de ações para apoiar, assessorar e defender os interesses das empresas representadas e para atingirmos nossos objetivos aguardamos sua manifestação enviando suas críticas, sugestões e demandas para o melhor desenvolvimento deste processo. Entre em contato conosco e participe! Navegue pelo nosso site, conheça o SINDIOMAS e preencha a Ficha de Cadastro. Caros empresários, somente com sua colaboração e participação em nossa entidade é que faremos um Sindicato forte e representativo, defendendo seus interesses e oferecendo oportunidades e serviços que atendam suas expectativas e o crescimento das Escolas de Idiomas no Estado do RS. Expressando nossas considerações de estima e respeito, estamos ao seu dispor.

Cordialmente,
SINDIOMAS





Compartilhe: